quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Sou assim!"Eparrei! Oya!!!



Saudações Seres!
No blog Casa Poderosa dos Filhos de Iemanjá econtrei um post sobre os filhos dos "Orixás"(Umbanda, Candomblé)e encontrei sobre meu orixá: IANSÃ.

Sou realmente a "filha peralta do vento"!
Não sigo a Umbanda ou religião alguma; que eu frequente, mas sou uma admiradora, simpatizante desta religião que também faz parte da nossa cultura aqui no Brasil.

Achei muito interessante a definição para os "Filhos de Iansã" e posto hoje, o que considero, um pouco da minha personalidade:

"A Mulher de Yansã

Surpreendente pelos defeitos e qualidades que possui, ardente e leal, é uma mulher que nunca foi dominada, adora a liberdade e não admite perde-la, de temperamento forte precisa de suavidade em sua vida , só que as vezes confunde suavidade com fraqueza e sonhos com romantismo.

É exigente e afetiva e transmite a seus filhos muita sabedoria. Quando estão infelizes tendem a dormir demais.

Extremamente ciumenta e perspicaz, faz com que seja impossível dela se esconder qualquer coisa, descobre mentiras ou segredos como se adivinhasse, embora seja investigadora e curiosa descobre as coisas por intuição, um lampejo, uma idéia que lhe vem a mente e a ela basta ir lá e conferir.

Pode ser excelente médium , extremamente mística será atraída por religiões afins. A viuvez, as separações e as heranças estão presentes em sua vida como forma de liga-la a seu Orixá pois a morte e a regeneração são uma constante no destino de Yansã.


O Físico e o Temperamento
15989200

Os filhos de Iansã são como ela: livres e independentes, não dão nenhuma importância a opinião alheia . Amam a natureza, adoram viajar são extrovertidos e gostam de diversões.

Audaciosos, poderosos e autoritários como ela, os filhos deste Orixá não aceitam afrontas e encaram qualquer desafio prontamente.

Sua atitude é geralmente brusca e eles tendem a intimidar seus rivais com uma violência verbal que não mede palavras. Nada fica por dizer ou fazer quando um filho de Iansã reage. Se não provocado, contudo , é uma pessoa capaz de ter um temperamento cordato e tranqüilo. A cólera de Iansã é igual a de seus filhos: violenta e assustadora,ela não suporta ser contrariada.

São ciumentos, não admitem traição, mas são facilmente envolvidos em confusões sentimentais pois deixam-se seduzir por promessas e elogios.

Adoram ser adulados, mas não se deixam levar por elogios falsos, pois sabem exatamente quais são seus defeitos e suas qualidades.

Os filhos deste Orixá tem domínio invejável sobre sua personalidade.
As restrições e limitações são vencidas com força de vontade férrea.

Não há nada que eles se decidam a fazer que não consigam, não há obstáculo capaz de detê-los, nem inimigo capaz de derruba-los.
Os impedimentos serão superados, um a um, com determinação e capacidade.

São vingativos com os desleais,com os fracos, os mentirosos e com os trapaceiros.

São difíceis de perdoar e de serem complacentes, são rígidos em suas atitudes e inflexíveis em suas opiniões.

Os olhos dos filhos de Iansã conseguem ver a alma das pessoas, pelo olhar eles dominam e conhecem todos.

Seus corpos geralmente são fortes, emanando vitalidade e sensualidade. Não falam muito, não tem gestos bruscos, parecem totalmente equilibrados. Mas esta calma é superficial e a qualquer momento pode vir uma tempestade pois por dentro eles estão em permanente ebulição.

A franqueza dos filhos de Iansã é sempre verdadeira, nunca dirão alguma coisa só para agradar.

Seus elogios são verdadeiros
, suas críticas são contundentes e suas opiniões diretas.

Normalmente são adorados ou odiados.

Corajosos não tem medo praticamente de nada, nem mesmo da morte, nas emergências consegue pensar com frieza e agir com rapidez, são dotados de profundo poder de observação, não há como manter nada escondido deles.

Bem sucedidos nos estudos, porque tem auto-controle e aptidão para aprender com rapidez.

São afetuosos e apaixonados , embora pouco o demonstrem. Os sonhos e pesadelos são quase uma constante para esses filhos. Na maturidade tendem a desenvolver depressão e vão tentar resolver sozinhos esse problema.

Saúde
A saúde do filho de Yansa é boa, tem corpo forte e bem constituído , adoece por causa de trabalho pesado, depressão, melancolia ou por cometer excessos.

Seus pontos fracos são o útero e os ovários nas mulheres, a bexiga e a uretra nos homens.
Sujeito a problemas no fígado que alteram sua disposição e os obrigam a se afastarem de determinados alimentos que gosta muito, mas seu poder de recuperação é surpreendente, é capaz de reverter um quadro de doença apenas usando sua força de vontade, a força de Yansã dá aos seus filhos o poder de curar o corpo através da mente.

Por causa de atividades físicas está sujeito a problemas nas pernas, tornozelos, costas, coluna e varizes. São vulneráveis a acidentes com fogo e explosivos e é na idade madura que ele corre o risco de descrer de si mesmo e de seus objetivos passados. É quando a depressão pode vitima-lo, a religião ou o redirecionamento do trabalho nesta fase poderá ajuda-lo servindo como antídoto para esses males.


IANSÃ, a bela guerreira e senhora dos relâmpagos
.

Altiva e impetuosa, Iansã é o símbolo das mulheres temperamentais.

Isso se deve a uma estranha característica: durante parte do dia, a orixá se transforma num búfalo selvagem, portanto, também tem uma natureza animal.

• CARACTERÍSTICAS: as filhas de Iansã são parecidas com ela. Voluntariosas, gostam de tudo a sua maneira. Só se deixam vencer por quem sabe contornar seus ímpetos de fúria, como fez Ogum. Ao mesmo tempo, são mulheres corajosas, sem nenhum medo de lutar contra a injustiça e o preconceito. Como a própria divindade, metade animal, metade gente, os filhos de Iansã se consideram pessoas incomuns.

• CONSELHO: nem tudo precisa ser de seu jeito. Experimente enfrentar com paciência as situações que fogem ao controle. Avalie quantas oportunidades você já perdeu na vida porque não soube ter um pouquinho de diplomacia. Pratique ioga e meditação para abaixar esse excesso de fogo. Iansã ensina que é preciso saber lutar, mas também ceder. "

2 comentários:

  1. adorei....muito explicativo. obrigada pelo conselho,sabe parece que vc narrou a minha vida,tenho uma energia dentro de mim que por mais que eu faça, parece não me acalmar,parece fogo mesmo. onde estou fico analisando tudo,mais a qualquer momento,qualquer movimento que eu me sinta ameaçada tipo uma injustiça com alguem,um olhar malicioso uma palavra mal dita ou melhor mal entendida por mim, parece que vou expodir. chego a sentir as veias do meu percoço pulsarem,,é horrível esse sentimento, queria sim ter mais controle, vou aceitar oconselho e meditar mais.obrigada querida, que a grande mãe oya te proteja sempre, muito exé.

    ResponderExcluir
  2. Opa! somos bem parecidas, costumo dizer que: Quando sou boa sou ótima, mas quando sou má sou melhor ainda, rsrs tento o tempo todo manter o auto controle, mas as vezes somos testados , é nessas horas que precisamos ser fortes:
    vencer seu inimigo é ser forte , mais vencer a si mesmo é ser um herói

    ResponderExcluir