terça-feira, 25 de outubro de 2011

Yemanjá


Yemaya Madre Agua Pictures, Images and Photos
A majestade dos mares, Senhora da calunga grande (mar) também conhecida como Senhora da Coroa Estrelada ou Janaina (do tupi-africano) é a deusa do mar e protetora das mães e das esposas, representando a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes. Adora cuidar de crianças e animais domésticos. À ela também pertence a fecundidade e a proteção aos pescadores e jangadeiros.

A regência de Iemanjá em nossas vidas se manifesta naquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.

Iemanjá é o Orixá que rege nossos lares, nossas casas. É ela quem dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos. Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não.
Num Terreiro, Iemanjá atua dando sentido ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependência; proporcionando sentimento de irmão para irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho ou de mãe

para filho e vice-versa, nos casos de relacionamento dos Babalorixás (Pais no Santo) ou Ialorixás (Mães no Santo) com os Filhos no Santo, portanto assim como Oxalá é o Pai da Umbanda e Princípio Gerador Masculino, Iemanjá é a Grande Mãe da Umbanda onde ao juntar-se com Oxalá complementam-se com seu Princípio Gerador Feminino.

No Brasil, Yemanjá é um orixá dos mais populares e reverenciados do Candomblé, Batuque, Xambá, Xangô do Nordeste, Omoloko, Umbanda e mesmo por fiéis de outras religiões.

Representa a mãe que protege os filhos a qualquer custo, a mãe de vários filhos, ou vários peixes, que adora cuidar de crianças. Na Umbanda, ela também recebe o título de Senhora da Coroa Estrelada. A tradicional Festa de Iemanjá no município de Salvador, capital da Bahia, tem lugar na praia do Rio Vermelho todo dia 2 de fevereiro.
Nesta data, todos os anos, milhares de baianos e turistas lotam as praias do Rio Vermelho para reverenciar Iemanjá.

A tradição começou em 1923, com um grupo de 25 pescadores, que ofereceram presentes, para agradar a Mãe D’Água, pois os peixes estavam escassos. Desde então, adeptos do candomblé, turistas e devotos formam filas imensas para colocar oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso.

No fim da tarde, um cortejo com 300 embarcações leva para alto-mar os balaios, carregados de presentes, pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores e até jóias.

Tudo o que possa interessar a uma mulher vaidosa. Dizem os pescadores que, se os balaios não afundarem, é sinal de que Iemanjá não aceitou.

waves ... Pictures, Images and PhotosYEMANJÁ É GERADORA, É VIDA, pois é ela que nos traz oportunidades de crescimento em todos os sentidos da Vida. Os devotos fazem oferendas à Rainha do Mar, um dos títulos pelos quais Iemanjá é saudada.

Data festiva: 2 de fevereiro ou 8 de dezembro

Saudação: Odôya (salve a senhora das águas)

Símbolo: Lua

Sincretismo religioso: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Navegantes

Cores: branco cristalino ou azul claro

Instrumento: Abebé, um leque em forma circular prateado que pode trazer um espelho no centro


Pedra: Diamante e Água marinha 

Ervas principais: Jasmim, Araticum-da-praia, Folha-da-costa, Graviola, Capeba, Mãe-boa, Musgo marinho encontrado nas pedras marinhas, Alcaparra, Colônia, Pata de Vaca, Embaúba, Abebê, Jarrinha, Golfo, Rama de Leite, Rosa branca, Malva branca, Flor de laranjeira entre outras.

Oferendas: Canjica branca, peixe, arroz-doce com mel, acaçá, pudim, manjar com calda de ameixa ou de pêssego, mamão, graviola, uvas brancas, melancia, melão água de coco, mel, água salgada ou potável, champanhe clara e suco de suas próprias ervas e frutos, rosas e palmas brancas, angélicas, orquídeas, crisântemos brancos.

Ponto de força: Mar

Características dos Filhos de Iemanjá:

Iemanjá e Oxum se confundem com o Espírito Criador e muitas de suas características também se confundem. Representam a própria instituição da família, seus laços, suas dependências.

O Filho de Iemanjá é empreendedor, ativo, um pouco sovina.
Sonha com grandes progressos, embora, às vezes, de forma ingênua, não tenha idéia de proporção, exagerado em suas aspirações.

Raramente toma atitudes agressivas, excetuando-se, naturalmente, no plano familiar.
De temperamento dócil, sereno, pode também agitar-se por qualquer motivo.

Dificilmente consegue esquecer uma ofensa recebida e custa muito a depositar novamente confiança em quem haja lhe ferido ou magoado.

A mulher que é Filha de Iemanjá tem no marido e filhos seu principal objetivo.

Costuma ser muito exigente com os filhos, mas perdoa todas as suas faltas, não raramente, escondendo-as, para que as crianças não sejam punidas por mestres ou pais. Como uma fera, briga com quem quer que se interponha entre os filhos e o lar.

Também costuma ser desconfiada e não raro inferniza a vida do companheiro com ciúmes doentios.

Se necessário, ombreia-se com o marido para fazer frente às dificuldades da vida, dando tudo de si.

Nunca deixa de fazer o que lhe pedem, embora tenha uma grande tendência a reclamar de tudo. É empreendedora e ativa, vaidosa e coquete, gosta de adornos discretos e caros.

Exige muitas atenções e geralmente, embora realize com perfeição os deveres domésticos, parece não sentir grandes atrações para com a cozinha, a não ser no que diz respeito aos filhos.

O Filho de Iemanjá parece estar sempre lutando para galgar um lugar de destaque, qualquer que seja o empreendimento a que se dedique. É, por sua própria natureza, um lutador. Os Filhos de Iemanjá são profundamente emotivos, razão pela qual são chamados de chorões.


Fonte: Templo de Mamãe Oxum e Caboclo Sete Luas 
                
   Prece a Yemanjá                       
 
              
Texto 1 _Iemanja Pictures, Images and Photos
      







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O diabo



 

As vezes nos deparamos com situações em nossas vidas onde somos tentados e testados, sabe aquele ditado que diz: "Quando o diabo não vem em pessoa ele manda seus mensageiros." 
Quem nunca na vida se deparou com um "diabo", que veio apenas para testar suas forças e seus limites? Ele pode aparecer sobre a forma de um homem galante, elegante, chamoso e sedutor, cheio de lábias e manipulador , mas o mais engraçado é que a pessoa "manipulada" está livre para resistir a tais tentações, pois embora pareça acorrentada aquela situação suas mãos estão livres, ela tem seu livre arbítrio, então porque ainda se permite ser manipulada(o)? porque não se solta e diz não ao "demônio".




Na alegoria, Jesus é tentado a: 1) pedir que pedras fossem transformadas em pães para matar a sua fome; 2) verificar se os anjos estavam prontos a lhe amparar no caso de uma queda do pináculo do templo; e 3) adorar o diabo em troca de todos os reinos do mundo. Respectivamente, a figura mostra as tentações ligadas aos apetites mais grosseiros (fome, sede, desejo sexual, etc.), à vaidade e ao orgulho e, finalmente, à ambição.
Em cada uma delas, Jesus se refere à Lei de Deus para mostrar que as orientações são muito claras. 1) Melhor que o alimento material é o alimento espiritual; 2) a criatura orgulhosa, que se julga superior à Divindade, mais cedo ou mais tarde é forçada a reconhecer a sua fragilidade; 3) E todo aquele que inverte a prioridade, buscando as riquezas materiais em detrimento das espirituais também será instado a reconhecer seu erro.
As tentações, assim, são uma realidade. Elas podem decorrer tanto da atuação de espíritos inferiores, que nos querem incitar ao erro, para simplesmente se deleitarem com o nosso sofrimento, quanto são o reflexo de nossas próprias imperfeições. É assim que Tiago (1:14) se referiu ao tema: “Cada um é tentado quando atraído e engodado por sua própria concupiscência.” Ou, em outras palavras, cada um é provado quando exposto ao objeto de seus desejos.


Conhecem aquele ditado que diz: "Quando mais eu rezo mais assombração me aparece." É mais ou menos por ai...
Isso já me leva aos meus estudos cabalísticos que dizem que quanto mais perto da luz, maior a sombra que se propagará atrás de você. 




Quem aqui já viu aquele filme "O diabo veste prada?"
 
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Pois é, até isso... Vemos-nos diante do que poderia ser uma GRANDE oportunidade, e somos , testados o tempo todo, nossos limites são postos a prova, vem aquela "Miranda Priestly" com seu garfo e fica a nos cutucar... Mas acabamos nos tornando escravos de nós mesmos. A figura do diabo para mim fala de tentações, desejos, paixões, astúcia, manipulação,  mentira, pois como diz: " O diabo é o pai da mentira." Como eu disse 


anteriormente ele pode aparecer mascarado sob a forma de um homem sedutor ou uma mulher atraente que o irá seduzir com falsas promessas , o irá manipular e o levará ao êxtase da luxúria, mas tudo isso tem um preço meu caro leitor, poderia lhe custar a sua liberdade, sua auto estima seu amor próprio...
O diabo é egocêntrico, adora ser o centro das atenções, como no filme "O advogado do diabo." Kevin Lomax (Keanu Reeves), é seduzido pelo John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, mulheres exuberantes lhe são oferecidas... Esse filme mostra à luxúria, o egocentrismo, a vaidade que começa a subir a cabeça de Kevin e ele quase perde sua esposa a quem ele verdadeiramente amava.










O Diabo é uma carta de Tarot. O arcano número 15, O Diabo.
  • Um diabo eleva uma mão aberta e na outra segura uma espada
  • Um diabo se encontra sobre uma espécie de altar.
  • Ao nível do piso se encontram dois demônios menores, um feminino e outro masculino amarrados ou presos pelo pescoço ao altar.
  • Aparentemente, têm suas mãos atadas atrás.
  • No Tarot de Rider, a mulher-demônio tem no final do rabo, uvas e o homem-demônio o rabo está em chamas. Ao contrário de Marselha, aqui, o diabo tem um archote aceso na mão, em vez de uma espada, e aparentemente está acendendo o rabo do homem-demônio.
Simbologia
O Diabo se associa com o virus, com o eu imaginário, com o ponto. O anjo malígno «metade homem, metade besta» representa o lado obscuro de nós mesmos, a inconsciência, o egocentrismo e a falsa autonomia.
A astúcia principal usada, com base em sua condição imensurável, é convencer-nos de que não existe. A infecção do corpo, a manipulação das mentes e posse da sua alma são as mais freqüentes armas na luta contra o bem. A sua missão é a de ampliar ao máximo o princípio da corrupção, mesmo à beira da auto-destruição. (Con ello) intenta captar a dimensão que lhe falta.
Significados
  • O Diabo manifesta o destino (bom ou mau). Poder de sedução, impulso cego, tentação, obsessão. Desvio sexual. Um estado mental (confesional). As paixões carnais descontroladas.
  • Posição invertida: Carta daninha, fatalidade, mau uso da força. Fraqueza, cegueira, desordem. Efeitos maléficos. A patética condição humana que prefere a ilusão à verdade.

No Tarôt, o Diabo é a décima sexta carta, representado pelo deus Pã, considerado uma criatura lasciva e indecente. Habitava nas cavernas, que simbolicamente representa o lugar mais inatingível do inconsciente. Símbolo da escravidão que acomete todo aquele que é cegamente submisso aos instintos. No decorrer de um jogo, seu aparecimento indica também a necessidade do reconhecimento e consequentemente confrontação com tudo aquilo que é mais sombrio e destrutivo dentro de todo ser humano, a fim de tornar-se possível o desabrochar de uma personalidade mais integrada e consciente.
Simbolicamente, o Diabo representa o impulso que leva à desordem da consciência e seu subsequente enfraquecimento determinando a desintegração da personalidade. Como a antítese do Bem, é causador de uma tensão que somente será resolvida menos pela repressão, que só faz aumentar seus efeitos desintegradores que se manifestam através da dúvida, do ambivalente e do determinado, do que pelo seu reconhecimento, compreensão, integração e absorção.
Palavras-chave: domínio e poder
•Desafio emocional aos 15 anos de idade
•Pai poderoso, controlador ou místico
•Perspicácia
•Sexualidade intensa
•Desconfiança
•Cuidado com pessoas inescrupulosas
•Evite misturar questões afetivas com o lado financeiro
•Instintividade
•Controle invisível
•Psiquismo
•Amor ou ódio a assuntos ligados à Magia
•Sarcasmo
•Não escravize os outros emocionalmente!
•Capacidade psicológica
•Evite a raiva contida
•Poder materializador pelo pensamento
•Iniciação espiritual
•Deve confrontar seus medos mais íntimos!
•Evite ciúme ou possessividade
•Problemas com pessoas controladoras
•Saiba perdoar! A vingança em qualquer hipótese destrói!
•Períodos de angústia
•Pesadelos na infância
•Terror noturno ou medo do escuro
•Bruxismo (ranger de dentes)
•Proteção espiritual poderosa
•Não superestime sua força!
•Paixões avassaladoras ou relacionamentos passados conturbados!
•Luta pela fidelidade
•Coerência
•Dê mais crédito a si mesma!
•Você veio para vencer sua SOMBRA pessoal : o EGO
•Deseja garantias em tudo o que faz
•Não imponha sua verdade aos outros
•Não se associe em negócios: risco de traição
•Empreendedora


                                             Sarah Crow